Bem vindos

Acabou de entrar numa Zona Iscspianista, caso não seja iscspianista, vírus horrorosos vão entrar pelo computador, subir pelas teclas, entrar nos dedos e caminho aberto para o Cérebro... acéfalos estão a salvo...(Há muitos por ai:)

domingo, 6 de maio de 2007

Época de Exames

Estamos a nos aproximar da época de exames e está na altura de falar de alguns dos problemas que afectam os alunos no I.S.C.S.P.(e O,). As chamadas de exames são um bom exemplo. Esta situação em particular não é algo muito comum no nosso instituto, no entanto existe e deve ser falada. Acontece que alguns dos nossos professores pensam que as regras existem para serem quebradas, tais como as 1ª e 2ª chamadas de exame. Marca-se uma única chamada e já está bom. Pois o problema é que os alunos têm direito a duas chamadas e não porque sim, mas porque nem todos têm disponibilidade para comparecer numa só data. Quer por razões profissionais ou pessoais, quer por razões académicas, das quais é exemplo um outro exame para a mesma data, nem todos os alunos podem estar disponíveis numa qualquer data proposta. Nós sabemos que os nossos Prof’s têm uma agenda muito confusa e não conseguem ter tempo suficiente para acomodar duas chamadas… Azar… Não têm tempo não dêem aulas. Ninguém é insubstituível, nem mesmo vocês. A questão da falta de tempo conduz-me aos Prof’s que faltam a imensas aulas consecutivamente. Ó meus senhores(as), embora os alunos possam faltar às aulas os Prof’s já não podem. Em primeiro lugar, nós estamos a pagar para estar aqui e vocês estão a ser pagos para cá estar. Em segundo lugar vocês estão a prestar um serviço e nós somos clientes mal servidos nestas situações. Em terceiro e último lugar se não têm tempo para cá estar… rua. Esta situação está infelizmente a atingir o seu apogeu neste ano lectivo. Repetem-se as histórias de alunos que praticamente não têm aulas em algumas cadeiras. E não estamos a falar só de professores assistentes a faltar. Há por ai uns catedráticos e doutores que enveredam pelo mesmo caminho. Penso eu que estas princesas do instituto não se lembram que estão aqui para ensinar e qualquer titulozeco que possuem, cai por terra quando não desempenham bem o seu papel. Voltando aos exames também há outra situação que é no mínimo caricata, ainda que pouco usual. Estou a falar dos professores que decidem que um Prof., num júri de uma Oral é mais que suficiente. Para além desta situação ser extremamente irregular e creio eu, ilegal, é completamente descabida. O que vale é que são poucos os que têm este tipo de comportamento.
Gostaria de estar aqui a cascar nos docentes, dizendo que estas situações são incompreensíveis e que só neste instituto os docentes podem fazer o que querem e bem entendem. Mas, aqui os discentes são tão culpados quanto os docentes. Comem com tudo e ninguém reclama, até são capazes de rir e dizer que não há problema nenhum, depois por trás (no bar e nos corredores) reclamam sobre estas situações.
Não há piiiiiiiiiiiiiiii, para pegar o touro pelos cornos. Nós fazemos parte de uma geração sem causas, onde subjugar-se, lamber uns rabinhos e dizer que sim, substitui o afirmar-se em prol dos seus direitos e dos outros. Mesmo enquanto estão a ler isto, algumas cabeças estão a pensar: - Olha-me este. Deve estar a sugerir que eu me queime com os prof’s, vou mas é cuidar de mim, todos fazem o mesmo…
Não há piiiiiiiiiiiiiiii…. Talvez o problema seja mesmo português e não da nossa geração.
Falta-nos é capacidade de iniciativa. Não deixem que vos adormeçam para a vida, lutem por ela.
João Ratão.