Bem vindos

Acabou de entrar numa Zona Iscspianista, caso não seja iscspianista, vírus horrorosos vão entrar pelo computador, subir pelas teclas, entrar nos dedos e caminho aberto para o Cérebro... acéfalos estão a salvo...(Há muitos por ai:)

domingo, 6 de maio de 2007

“Que bonito o filmezinho do I.S.C.S.P.(e O.)”

Chegou às mãos d’”O Encoberto” um DVD do nosso I.S.C.S.P.(e O.), Após uma sessão de cinema lúdico a conclusão foi óbvia, temos que por no ”O Encoberto”. Fiquei eu encarregue dessa tarefa, assim sendo, vou tentar levar-vos por uma viagem através do “Maravilhoso mundo do I.C.S.P.”.
Mal abrimos o DVD ficamos confrontados com uma de duas possíveis decisões. “Boas-vindas ao I.C.S.P” ou “I.C.S.P. noticias”. Hum! Um S a Menos (começa bem, pensei eu… devem ser as saudades do icsp pronunciado pelo Prof. Barata :).
Seleccionamos o “I.C.S.P. notícias” e lá começa um filmezinho, todo bonitinho. Aparece uma aluna trajada que fala nos apoios oficiais e informais disponíveis para os alunos… Pois é… e termina com o espírito académico muito especial do I.C.S.P. … ahhhhhhhh! Mas qual? O especial … aquele. Gostei de aprender sobre as esplanadas rodeadas de verde, com os alunos relaxados em cadeiras de plástico brancas… lindo… não é aqui, mas não importa… pormenores…. Depois aparece o bar do I.C.S.P. (o actual), enquanto uma voz diz, que o I.C.S.P. é bastante integracionista e promove um grande espírito de grupo. Deixo esta ao critério do(a) leitor(a). Imagens do instituto, etc… entretanto estamos a ouvir falar sobre a A.E., que mantêm uma agenda repleta de actividades lúdicas, e para provar, mostram um concerto que deve ser literalmente do século passado de uma qualquer banda, no que suponho serem as antigas instalações.
A tuna aparece, tudo muito bonito e surpresa… conheçam o grupo de Teatro do I.C.S.P., que “leva à cena as aventuras do I.C.S.P. a palcos longínquos”… tão longínquos que só imaginando.
Quando pensava já saber tudo sobre o I.C.S.P. lá vem o Núcleo de Direitos Humanos (N.D.H.), que para quem não sabe faz festas e exposições com o objectivo de angariar fundos para ajudar os necessitados, pois este instituto nutre a compaixão e bondade no ser humano (mais ou menos aqui já estava a chorar). De repente aparece as nossas duas mesas de matraquilhos e a nossa mesa de ping-pong… muito me diverti eu a jogar ping-pong… no secundário, porque no instituto não foi de certeza. Eu sei que é bonito mostrar isto, mas no meu país a isto chamamos publicidade falsa.
Depois começa a ficar mais chato. Biblioteca… bem apetrechada… local de pesquisa… imensos livros… o I.C.S.P. acompanha os alunos na entrada no mercado de trabalho… espera… O quê?... (O…K…)
A partir daqui começam as entrevistas a alguns ex-iscspianistas de sucesso… bla bla bla… fiz isto e aquilo… bla bla… o I.C.S.P. ajudou-me… bla bla… uma senhora licenciada em A.P. (GAP) que está claramente a ler um guião por cima da camera… bla… e acaba. Resumindo e concluindo. Não aparecem licenciados em C.P e S.T. e a grande maioria deles é de C.S…. porque será? Mentirinhas aqui e ali que não ofendem ninguém… tirando os alunos… tudo bom! O “Boas-vindas ao I.C.S.P” deve ser melhor. Este começa com alunos a entrar no Instituto, encontram o Prof. Bilhim que os vem cumprimentar… espectáculo. E só tem um discurso de boas vindas do nosso Presidente do Directivo. Posso afirmar que o Prof. Bilhim representa mal… muito robótico, a ler um texto, mexe as mãos de forma artificial… (ganhei estes conhecimentos no grupo de teatro do I.C.S.P.:) e termina dizendo que “…vamos estar à altura do desafio de Bolonha”, contar com o ovo no cu da galinha dá nisso… Como os cães ladram e a caravana passa. Agora, trabalhem sff!
Carla Me.