Bem vindos

Acabou de entrar numa Zona Iscspianista, caso não seja iscspianista, vírus horrorosos vão entrar pelo computador, subir pelas teclas, entrar nos dedos e caminho aberto para o Cérebro... acéfalos estão a salvo...(Há muitos por ai:)

sábado, 28 de abril de 2007

E-mail do Iscspianista, “Onde está o descontentamento”

Vamos à verdadeira questão: quantos de vós, alunos, está descontente com o Processo de Bolonha no nosso Instituto? Quem sabe o que é o Processo de Bolonha e como se processa? Querem realmente os 3 anos? Ora, isto são as verdadeiras questões que devemos colocar a nos próprios. Quantos de nós afirmamos uns para os outros que estamos descontentes com Bolonha no nosso instituto.
Mas o que realmente interessa é quantos de nós estão dispostos a fazer qualquer coisa contra Bolonha. Não falo em manifestações ruidosas, quase sempre circos (já participei nelas sim, mas são muito barulho e pouco progresso). Falo em mostrar o descontentamento com o Bolonha, manifestações silenciosas. Promover uma campanha de protesto silenciosa, onde os alunos vão à faculdade mas não vão as aulas (e muitos de nós sabem fazer isto), mas eu não digo alguns, falo na maioria. Outra forma de protesto seria conseguir mobilizar os alunos a não pagarem as restantes prestações das propinas, até o nosso instituto contra uma Bolonha que aos alunos não interessa. Mas tudo seria feito unilateralmente pelos alunos, dentro do instituto, para não denegrir ainda mais a imagem. E Professores que se queiram juntar, sejam bem vindos.
Agora vem a verdadeira questão: e conseguir mobilizar a maioria dos alunos, principalmente o 1º ano de todas as licenciaturas? Ora antes de mais, os órgãos de gestão devem funcionar para aquilo que realmente foram eleitos, fazer prevalecer a vontade geral dos alunos, e não as suas vontades individuais, por isso órgãos de gestão, foram eleitos, agora trabalhem. Acções de sensibilização, de esclarecimento, mobilização de alunos. Mas não é só órgãos de gestão, a Associação de Estudantes neste ponto é de extrema importância também, pois também possui grande capacidade de mobilização. Mas agora outra questão se levanta: terão estes dois órgãos de representação estudantil vontade em agir e uma capacidade reivindicativa real para tal? Resta esperar…Há várias formas de protesto…se elas vão em frente tudo depende da vontade da massa estudantil em se unir em bloco e pressionar…em vez de agirem individualmente…e desculpem a expressão “a comerem-se uns aos outros”…
Em relação à assinatura, não fiquem espantados, pois eu creio que vivemos em democracia, há liberdade de expressão…talvez muitos de vós devessem seguir o exemplo…

Ass: Alfredo Miguel de Jesus Fernandes
(outrora assinei com o pseudónimo “A.D.”, neste mesmo jornal um artigo de nome
“Ensino universitário – o que se pretende?”)