Bem vindos

Acabou de entrar numa Zona Iscspianista, caso não seja iscspianista, vírus horrorosos vão entrar pelo computador, subir pelas teclas, entrar nos dedos e caminho aberto para o Cérebro... acéfalos estão a salvo...(Há muitos por ai:)

terça-feira, 19 de junho de 2007

“Sistema de avaliação encoberto”

Quem ainda não ouviu falar no sistema de gestão de qualidade feito pelo nosso instituto? Já ouviram falar de certeza. O que nunca ouviram falar foi dos resultados do inquérito que nós preenchemos, pois os resultados deste inquérito são remetidos ao docente e aos Presidentes dos Conselhos Directivo, Científico e Pedagógico (malandros nem nos dizem nada :). Está no site da nossa faculdade que, o I.S.C.S.P.(e O.) iniciou um sistema de implementação da qualidade baseado no Modelo de Auto-Avaliação da CAF - Common Assessment Framework, que se caracteriza por “um modelo de análise organizacional, específico para as organizações públicas que, aplicado de forma contínua, permite às organizações públicas realizarem exercícios de auto-avaliação a custos reduzidos”. Com tanta coisa bonita associada a este sistema, decidimos iniciar o sistema de avaliação encoberto baseado no modelo de avaliação ASVSA – Agora Sim Vão Ser Avaliados – que se caracteriza por “um modelo de análise organizacional, especifico para o I.S.C.S.P.(e O.) que, aplicado de forma continua, permite mostrar que nem tudo são rosas a zero custos. Lembram-se daquele inquérito que vocês responderam na semana passada que tinha por objectivo “estabelecer o nível de satisfação dos estudantes em relação aos estabelecimentos de ensino superior”? Pois… afinal era mesmo só para “o“ estabelecimento de ensino superior :) o nosso I.S.C.S.P.(e O.).
Nós conseguimos inquirir um total de 148 alunos, o que consideramos ser uma boa amostra, tendo em conta os não recursos que nós temos disponíveis. A maior parte dos inquéritos foram feitos directamente pelos alunos na passada quinta-feira (de manhã e de tarde) dia 14 de Junho. Os restantes foram feitos via e-mail (aos iscspianistas que recebem a nossa revista por este meio) e pessoalmente aos iscspianistas que juntaram alguns pontinhos e sabem quem nós somos…:) Vou comunicar-vos os resultados do nosso sistema de avaliação encoberto, pergunta por pergunta, providenciando-vos o número de alunos que escolheu cada uma das respostas. Que não vos falte nada…

Na primeira pergunta, “Como Classificarias o teu estabelecimento de ensino?” as respostas foram:
Muito Mau Mau Mais ou Menos Bom Muito Bom Não Responde
3 alunos 3 alunos 77 alunos 54 alunos 10 alunos 1 aluno

Está então decidido, o nosso maravilhoso e magnifico instituto é …(rufo de tambores)… mais ou menos… Não pretendo tirar quaisquer extrapolações desnecessárias e infundadas, mas não acham que estes resultados dizem algo? Eu pelo menos gostaria de poder dizer que a minha faculdade é considerada muito boa, pelos vistos a percepção não é essa (não extrapolei nada pois não?:) O facto é que este não é um resultado muito mau, podia ser pior… (lá vem a minha veia portuguesa) este é um mau resultado. Não queríamos todos ter um I.S.C.S.P.(e O.) melhor? Pois então temos que apontar para a excelência.
A segunda pergunta era, “Como classificarias o corpo docente do teu estabelecimento de ensino?” e as respostas foram as seguintes:

Muito Mau Mau Mais ou menos Bom Muito Bom
4 alunos 9 alunos 64 alunos 67 alunos 4 alunos

Bem… os resultados indicam a meu ver que o nosso corpo docente é “mais ou menos bom”. Isto vai de encontro ao que nós temos sempre dito, os docentes precisam de formação. Aliás, nos até proporcionamos uma boa oportunidade para isso com o nosso Curso para formação para docentes. Por falar no assunto ainda temos disponível para venda os livros de auto-ajuda para docentes, “Porque é que os alunos sabem mais que o professor?” de John Bigmouse ou “Como dar aulas” de Joseph Student.
À pergunta “Os recursos que tens a teu dispor compensam o que pagas de propinas?” foi respondido…

Nem Pensar Não Talvez Compensam Quero pagar +
16 alunos 64 alunos 42 alunos 26 alunos 0 alunos

O que mais me espantou nestas respostas foi não ter havido ninguém a querer pagar mais :) Parece-me claro que os alunos não estão contentes com o que estão a receber do Instituto, pelo dinheiro que pagam.
Talvez se não estivéssemos a financiar o Técnico com as nossas propinas… Ò senhores da U.T.L.(e + O.) se pagamos mais é para termos mais. Nós não temos laboratórios, não temos impressoras suficientes, não temos bolsas de investigação, não temos um acompanhamento contínuo, não temos departamentos ou centros de investigação, esses luxo não são luxos… São direitos… tomalaquejaalmocaste@hotmail.com :)
A quarta pergunta - “Como classificarias a implementação de Bolonha no teu estabelecimento de ensino?”
Deficiente Má Não Sei Boa Muito Boa Não responde
57 alunos 60 alunos 22 alunos 7 alunos 0 alunos 2 alunos

Aqui é que a porca, o porco e o resto da família suína torce o rabo. Sobre Bolonha já muito dissemos em edições anteriores sobre este processo no nosso Instituto e como não vale a pena estar a “bater nos ceguinhos”, não vou falar sobre a vergonha que foi a transição para Bolonha no I.S.C.S.P.(e O.) e nem vou dizer que a culpa é toda dos nossos Professores (Até porque é!!!!!!!!!!!!:).
A quinta pergunta era, “Como classificarias a relação professor-aluno no teu estabelecimento de ensino?”:
Muito Má Má Não existente Boa Muito Boa
15 alunos 15 alunos 46 alunos 71 alunos 1 aluno

Como a sinceridade é uma coisa muito bonita, posso afirmar que estava à espera de muito pior resultado. Mas tenho que reconhecer que os alunos ao estarem a cotar todos os professores, não podem dar uma má nota aos bons professores que temos (existem-nos) por causa de alguns ranhosos que por ai andam…
Se bem que as cotações Muito Má, Má e Não existente são de 76 alunos contra 72 alunos das Boa e Muito Boa. Seria benéfico para os alunos que os nossos Prof’s se lembrassem que estão aqui para ensinar e não para deixar que o seu estatuto lhes eleve o ego até ao pescoço ou para se concentrarem mais em lutas internas de poder, do que no “objectivo ensino”.
A pergunta seis era, “Como classificarias a informação disponibilizada em relação às tuas opções?”:
Não existente Muito pouca Suficiente Boa Muito Boa Não responde
25 alunos 61 alunos 52 alunos 6 alunos 2 alunos 2 alunos

Penso que as respostas são expressivas. Temos pouca informação. O I.S.C.S.P.(e O.) não gasta tempo e trabalho suficiente para nos providenciar a informação devida. Das escolhas de especializações (agora escolha de cadeiras), às saídas profissionais, simplesmente não temos informação. Não temos um acompanhamento contínuo que nos possibilite essa informação necessária. Eu repeti propositadamente a palavra informação, para que fique claro que… queremos INFORMAÇÃO…
A sétima pergunta era, “Como classificarias o teu estabelecimento de ensino de 0 a 20?”:
0-5 6-11 12-16 17-20
9 alunos 39 alunos 91 alunos 9 alunos

Primeiro… Queremos mais informação (era para o caso de já se terem esquecido) e quanto a estas respostas que posso eu dizer? O pessoal reclama mas gosta disto… Não podemos dar ao I.S.C.S.P.(e O.) uma nota baixa… não é? E todos nós temos aquela veiazinha muito portuguesa do Ah e tal! Podia ser pior…
Prontos!… Mas de qualquer maneira o nosso instituto podia ser muito mais do que é. É pena!
Como devem de estar lembrados, a última parte do nosso inquérito era para definir o “teu” estabelecimento de ensino numa frase. Embora tenha havido muitos alunos a não responder a esta parte, também tivemos algumas frases que valem a pena “passar os olhos”.
Nós fizemos a selecção das melhores frases para pôr nesta edição, pois não temos espaço para todas , mas quem tiver curioso já estão disponíveis no nosso blog (www.iscspoencoberto.blogpot.com) todas as frases postas nos inquéritos pelos iscspianistas. Vale a pena dar uma olhada na coisa! As frases que ganharam o direito de aparecer na edição impressa foram:
- “Tradição e Modernidade” – Onde a tradição é o rebanho de cabras a pastar perto do ISCSP e a modernidade dizem que está para existir.
- Há coisas piores. - Um regime autoritário.
- A transição para Bolonha é uma Barracada. Os professores continuam a ter a faca e o queijo na mão.
- Instituição onde se iniciam os jogos de poder e há o culto do clientismo.
- Um estabelecimento de ensino com infra-estruturas novas mas com mentalidade desactualizada.
- “Muita forma e pouco proveito”.
- Bom recinto mau recheio, volta Barata “tas” perdoado!
- Falta de seriedade, de rigor e de dedicação à ética e ao espírito académico.
- Em termo físicos não tenho nada a apontar, mas o investimento feito nos docentes devia ser mais cuidado; ou seja, se pudesse escolhia não ter determinados professores, porque há muitos que esqueceram que ser professor é também servir o alunos.
- Uma grande falha que se verifica está relacionada com as saídas profissionais para os finalistas, na medida em que o gabinete de apoio para esse efeito, ISCSP-Activo, funciona mal.
- Funciona mal, burocrático, entre muitos outros males, nos quais somos obrigados a ver com bons olhos.
- Funciona de uma forma pouco eficiente, muito burocrática e com um corpo docente envelhecido e não adaptado. - Sistema envelhecido, obsoleto e muito fraco.
- Boas infra-estruturas que acolhem um corpo docente desinteressado pelos alunos, que lhes pagam os ordenados.
Isto sim é que é um sistema de avaliação. Vão lá dar um “O Encoberto” aos vossos Prof’s, pode ser que acordem. Nós também vamos mandar cópias dos inquéritos para o Mariano Gago (lá para o ministério) para ver se fazem cá uma auditoria, já que as situações mais calamitosas que se passam nesta faculdade, cometidas por alguns Prof’s, não são seguidas nem devidamente sancionadas. Também com o culto de proteger o irmão… peço desculpa… o colega sem qualquer apreço pelo que daí pode advir ou por quantos alunos saem prejudicados ano após ano. Olhar para o lado em prol de seja lá o que for. Parece até coisa de cobardes ou de pessoas que não têm dois dedos de testa (somos patrocinados pela Galp). Mas verdade seja dita, eu já vi (como diria o Zé Estudante) animais com o cio a terem melhores atitudes que as de alguns destes Senhores(as) que por aqui andam. Só espero que a racionalidade e a excelência académica vença as querelazitas e os egos inchados, para que o I.S.C.S.P.(e O.) e os alunos sejam finalmente postos no seu lugar de direito………… EM PRIMEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
João Ratão.