Bem vindos

Acabou de entrar numa Zona Iscspianista, caso não seja iscspianista, vírus horrorosos vão entrar pelo computador, subir pelas teclas, entrar nos dedos e caminho aberto para o Cérebro... acéfalos estão a salvo...(Há muitos por ai:)

segunda-feira, 26 de março de 2007

E o festival de notas continua

Após mais uma época os alunos podem finalmente relaxar, apanhar umas pielas e reflectir sobre as suas notas. No I.S.C.S.P.(e O.) e para a maioria dos alunos isso significa “relaxar” nas aulas e apanhar umas pielas para esquecer as notas. Bem podem parar de pensar sobre o porquê dessa nota ou como vão fazer para estudar mais. Este é um clássico erro dos alunos. Quem pensa que a avaliação é feita de 0 a 20, que cada resposta é cotada consoante a matéria ou que são acrescentados à cotação cada rasgo de pensamento individual próprio, está errado. Analisando o total das notas que nós temos, podemos apreciar que de 8 a 11 são muitas as notas, de12 a 14 são os bons alunos e de 15 a 17 são os alunos que despejam um barril de graxa no professor ou alguns mesmo muito bons. Até me custa mencionar a quantidade de notas de 3 a 7 que há por ai; não posso crer que tantos alunos simplesmente não conseguiram ter mais. Gosto muito de ouvir quando um ou outro aluno me diz que é melhor ser assim, porque mostra que o Instituto é mais rigoroso e é uma mais valia. Sim, sim!... :
- Boa tarde, aqui tem o meu currículo, mas tenha em atenção que licenciei-me no (e O.) e como eles são mais rigorosos a minha média de 13 ou 14 é na verdade 16 ou 17. (Faz sentido na cabeça de alguém?)
Já ouvi alguns contos sobre determinados professores do I.S.C.S.P.(e O.) que afirmam claramente e em plena aula que não dão mais do que a nota X. Isto não me parece uma atitude de alguém que esteja bem de cabeça. Mesmo os heróis que estão a pensar em pedir uma reapreciação, esqueçam… falar em reapreciação de exames no nosso instituto é o mesmo que mencionar o nome do Demo, mas isso é outro artigo. :) Nem é necessário falar que para uma boa nota, a regra é pastar nos exames a matéria. Decora, decora, decora… põe, põe, põe… Mas… Por mero acaso alguma das nossas licenciaturas é de secretariado? E a compreensão da matéria? E a aplicação do que aprendemos nas nossas vidas futuras? Será que isso é compatível com o decora, decora, decora… põe, põe, põe…? A arte de bem copiar, perfeitamente desempenhada por alguns alunos, traz à luz alguns casos particularmente engraçados. O que dizem os muitos alunos que usaram cábulas e puseram nas respostas tudo o que lhes foi disponibilizado como material de estudo e tiveram notas muito inferiores ao que era esperado, ou seja, o que dizem aos professores que dão más notas a si mesmos. E quando o copianço é tão bom, ao ponto de haver 3 ou 4 alunos com exactamente a mesma informação nos exames e com notas completamente diferentes. Bom método de correção? Não me parece. Podemos alegar que os professores vêem as cabulas e descontam na nota ou que eles conseguem encontrar mais informação do que aquela que nós podemos ver. (quem acredita nisso que ponha a mão no ar)
Caríssimos docentes, quando as cadeiras têm 100% de desistências num exame ou mais de 60% ou 70% de negativas de um modo mais ou menos cíclico, O PROBLEMA NÃO É DOS ALUNOS. Se é que percebem a minha indirecta; ou talvez nem notam que isto acontece, o que é pior.
Há um outros problema referentes a notas que também não ajudam nada à imagem do I.S.C.S.P.(e O.). Alunos que desistem do exame ou alunos que nem aparecem no exame e têm uma nota, muitas vezes de 10 a 12. Com certeza que os alunos a quem aconteceu isto estão muito felizes (também eu estaria), mas não era esta a ideia de uma boa faculdade que eu tinha. Como esperam que nós confiemos nas nossas avaliações quando acontecem este tipo de coisas?!?!?!?!? Caloirada… sejam bem vindos ao I.S.C.S.P.(e O.), o verdadeiro…

João Ratão.